Retrospectiva 2008 no final de janeiro de 2009....

Posted: terça-feira, 20 de janeiro de 2009
2008 passou, 2009 começou, e aí vem aquela mania antiga de fazermos retrospectivas. O problema é que, na grande maioria das vezes, nos apegamos muito mais aos fatos ocorridos do que aos comportamentos correntes.
E, pois é, resolvi tirar uma hora de "ocio" (a la italiana, não o à brasileira) para entender por que cargas d´água entra ano, sai ano, e nas retrospectivas de "fatos" só mudam os atores.
Todo ano é um ano atípico segundo os analistas, claro. Se fossem típicos, eles perderiam os empregos. Porém, em 2008, há de se convir, aconteceram algumas coisas que realmente não se veem todos os dias. Explosão da crise econômica, anúncio do Brasil como a 4a. reserva de petróleo mundial, sapatada no Bush, etc etc etc. Mas, como eu andava explicando lá em cima, não quero me prender aos fatos. Vamos às entrelinhas. Tipo aquelas redações de primário em que a professora perguntava "o que você aprendeu com tal coisa?"...

1 - Crise: Segundo os noticiários, o mundo estava acabando. Infelizmente, o mundo inteiro abalizava suas finanças pelo american way of life. A cartilha do FED (deixo os comentários sobre ela para outro dia...) vinha dando certo, mas em algum momento um "gênio financeiro" descobriu que, se todo mundo seguisse a cartilha e ele não, ele lucraria mais. Resultado - todo mundo pensou igual, o que era exceção virou regra, e deu no que deu. Aí eu leio que o Barack Saddam Osama (ah, fala sério...) tem US$ 1.000.000.000.000,00 de dólares (contou os zeros? um trilhão, camagada...) pra salvar os EUA da crise.
Parênteses - eu estou longe, mas muito longe, de ser um comunista, um socialista ou algo assim. Politicamente, estou muito mais para o fascismo que para o comunismo. Tenho um ideal direitista e, diria, anti-democrático, me perdoem os meus amigos vermelhos. Mas como 1 dos 6 bilhões e cacetada de seres humanos que habitam a terra, eu fiz a conta: dizem por aí que mais de 50% da população do planeta vive com menos de 2 dólares ao dia. Mais ou menos o faturamento global dessa população seria em torno de 6bi/dia. Se dividíssemos esse dinheiro, teríamos metade da poulação da Terra, durante 6 meses, ganhando no mínimo o dobro do que ganha normalmente. Esse dinheiro estava onde mesmo? Detalhe - isso só nos EUA.
Fecha parênteses - alguém agora me convence que, com o tanto de dinheiro que existe guardado, não poderíamos resolver (ok, resolver não - amenizar BASTANTE) todos os problemas de fome e doenças no mundo?

2 - Petróleo no Brasil: Bela merda. Depois de gastarmos anos desenvolvendo um combustível mais barato, mais limpo e ecologicamente mais correto, nos encontramos na posição de um dos maiores potenciais de destruição e poluição do mundo. Isso sem contar que nossos vizinhos anglo-americanos do norte adoram criar caso com países produtores de petróleo - preciso fazer a lista? Se a cana de açúcar, que tem um produto desenvolvido no Brasil, que pode ser plantada em quase todo o território nacional, que poderia utilizar mão de obra remunerada justamente, é um grande pólo de injustiças e acúmulo de capital, por parte dos usineiros, imagine o que será com o petróleo, que está nas mãos de meia dúzia de pessoas? (ou você acha que aquelas PETR4 que você comprou por 30 reais e que agora valem 5 te dão direito a alguma coisa???)

3 - Sapatada no Bush: Realmente, o Iraque vive dias difíceis. Terá de condenar à prisão um mártir. Não só regional, mas mundial. O cara que fez o que todo o mundo queria fazer. O cara que, num levante de indignação e revolta, deixou seus pés descalços para utilizar seus calçados como obuses contra a repressão estado-unidense (maldita reforma ortográfica, isso tá certo?). Ok, sem floreios - foi inútil, sequer conseguiu acertar o presidente imbecil, mas vai ser uma daquelas cenas que entram para a história. Se essas atitudes fossem um pouco mais correntes, teríamos, com certeza, menos imbecis falantes à solta. Principalmente, como presidentes.

Claro, teve muito mais coisa durante o ano. Se eu fosse fazer uma auto-retrospectiva, não ia ter fim. Mas de tudo, acho que esses foram os 3 fatos que mais me fizeram pensar no ano. Ah, tá. Parece que falta alguma coisa. Esqueço de agradar a platéia... então, vai o fato 4. Comentado, suscintamente.

4 - Eleição do Obama: Você, meu amigo, minha amiga dona de casa, minha colega de trabalho... realmente acha que vai adiantar alguma coisa? Ele pode ser preto, branco, amarelo, azul, E.T.. Vamos parar com a hipocrisia - Obama só parece um salvador porque ele vem depois do Bush, até o Bin Laden seria um adversário difícil para os republicanos. Enquanto os EUA não forem ultrapassados como maior potência mundial, nada, mas absolutamente nada, vai mudar naquele país. Continuará sendo um país de pessoas criacionistas, pouquíssimo politizadas, consumistas ao extremo, belicistas e individualistas. Por quê? Porque em time que está ganhando, não se mexe....

0 comentários: